quinta-feira, 30 de setembro de 2010

2. Conheço um lugar. Continuação.


O Mestre Jackson






Muito das construções são do Período do Império












A Cachaçaria possui varios setores, que vai desde o setor de produção, armazenamento e estoque, até a loja onde encontramos de rapaduras, cachaças e até roupas divulgando a casa.






A parte do Restaurante. É na varanda da Grande Casa que fica fica o restaurante. O local é bastante agradável.





Uma outra atração do lugar é o provador. Uma sala onde você encontra desde o aguardente envelhecido a licores.














Entrada de Alagoa Grande - Pb.




Dando continuidade ao passeio pelo agreste paraíbano, saímos da cidade de Araruna e fomos conhecer o Engenho mais importante do Estado da Paraíba.

O Engenho Lagoa Verde construído em 1835 , está localizado na terra natal do cantor Jackson do Pandeiro, a cidade de Alagoa Grande-Pb, cidade essa com construções muito antigas. Nele, há um restaurante que atende ao público, mediante uma reserva de no minimo 24 horas. A especialidade da casa é o Carneiro preparado na cachaça no dia anterior e assado na brasa na hora ou ensopado conforme o gosto do cliente. Posso afirmar que é muito especial o prato. O engenho produz a cachaça Volupia. Esta cachaça foi usada pelo governo Brasileiro como brinde aos chefes de Estado que visitaram o Brasil na comemoração dos 500 anos do país.











quarta-feira, 29 de setembro de 2010

1. Conheço um lugar.





O Parque Estadual da Pedra da Boca é um desses lugares especiais no Brasil. Localizado no municipio de Araruna que na lingua Tupi que dizer arara preta, no agreste da Paraíba , bem na divisa de Estado com o Rio Grande do Norte. Na verdade as araras que existiam na região eram azuis escuras mas ao longe pareciam que eram negras. Terra do importante Barão de Araruna, membro importante da corte no período do Imperio, possui uma riqueza natural. Trata-se do Parque Estadual da Pedra da Boca.
Para entrar no parque , obrigatoriamente você tem que entrar no Estado do Rio Grande do Norte no municipio de Passa e Fica e depois voltar 3 km para a Paraíba por uma pequena estrada de chão. Este parque é composto de formações rochosas bem interessantes. Dentro do parque, há um restaurante ( Quartel General) onde você consegue agendar com um guia o passeio por todo o parque, alêm de deixar reservado para a volta do passeio uma boa comida. A caminhada mais longa leva em media 3 horas. Na sua grande maioria, não há necessidade de escalada. As trilhas são faceis. A região é repleta de escrições rupestres.

Marinelson Almeida Silva

Rodovia Br 101

Este trecho da Br 101 fica proximo a cidade de Aracajú no Estado de Sergipe e já está pronto.


Trecho da Br 230 ( A TransAmazonica) ligando João Pessoa a Campina Grande. Essa rodovia é duplicada entre essas cidades.



A Br 101 começa no Municipio de Touros a 106 km de Natal e termina no Rio Grande do Sul.













Com a duplicação da Br 101 entre Natal João Pessoa e Recife , fez com que estas três capitais que já eram perto entre si, ficassem mais proximas. Hoje se consegue chegar de Natal a João Pessoa em uma hora e vinte minutos. E de João Pessoa a Recife em aproximadamente 45 minutos. A tendencia é levar a duplicação até o Estado de Alagoas, passando por Maceio, fechando assim o percurso de toda a Costa dos Corais no Estado de Sergipe na Cidade de Aracajú.

Marinelson Almeida Silva
marinelson@cetip.com.br